Como criar uma campanha de marketing assertiva: 10 segredos!

A concorrência entre empresas do mesmo segmento está cada vez maior, seguindo a ebulição dos mercados mundo afora. Esse cenário torna imprescindível a boa apresentação das marcas que, por sua vez, só é feita através de boas campanhas de marketing.

Especialmente o marketing digital, tem crescido muito nas últimas décadas e tornou-se o principal ponto de investimento em publicidade para qualquer empresa que pretenda crescer.

Porém, quando um empresário ou gestor pensa em fazer uma campanha de marketing, várias dúvidas podem pairar na sua mente. Afinal, não é tão simples criar uma campanha assertiva, coesa e que tenha um custo-benefício aliado a bons resultados.

Como sabemos, tudo que “vai para frente”, é baseado em um plano assertivo. Pensando nisso, criamos uma espécie de passo a passo que explica, através de dez “segredos”, como fazer uma campanha de marketing digital que realmente gere frutos.

Continue lendo e crie a melhor campanha de marketing possível para a sua empresa.

Os 10 passos definitivos para fazer a melhor campanha de marketing

Abaixo temos uma lista com os dez principais pontos focais de uma boa campanha de marketing digital. Por fim, deixamos uma dica bônus especial que pode fazer a diferença para você. Confira!

Faça um diagnóstico apurado sobre a situação da sua empresa

Não existe condição de se fazer uma reforma em uma casa, sem antes avaliar a estrutura da mesma, não é mesmo?

Analogamente, não há como implementar um processo revolucionário como uma campanha de marketing robusta em uma empresa, sem antes entender como está o seu quadro geral.

Portanto, antes de pensar em criar uma campanha de marketing para o seu negócio, tente entender se ele está bem das pernas. Alguns pontos que você deve observar, são os seguintes:

  • Volume de vendas;
  • Faturamento;
  • Margem de lucro e fluxo de caixa;
  • Processos internos;
  • Desempenho e nível de satisfação dos funcionários;
  • Posicionamento da sua marca;
  • Nível de satisfação dos clientes;
  • Dentre outros.

A partir do momento em que você tiver esses dados em mãos, saberá de forma clara quanto tem para investir em uma campanha de marketing, o que os clientes querem ver da sua empresa, como e em que funções poderá usar os seus funcionários e etc.

Defina aonde você quer chegar com a campanha

Pense: qual o motivo da campanha que irei iniciar?

Dentre as motivações por trás de uma campanha de marketing, estão:

  • O lançamento de um produto e/ou serviço;
  • Tentativa de consolidação da imagem da instituição em questão;
  • Posicionamento ou reposicionamento da marca;
  • Introdução da empresa em novos mercados;
  • Aumento do alcance da marca em termos de público-alvo;
  • Dentre outros.

A partir da definição dos alvos da campanha, todo o processual da ação de marketing se iniciará de forma coesa.

Determine quais são os KPIs da sua campanha

A sigla KPI (Key Performance Indicators), se refere aos indicadores de desempenho que algo apresenta depois de um certo período.

Logo, definir quais são os KPIs da sua campanha de marketing é igual a determinar aonde você quer chegar com essa ação.

Os seus objetivos precisam ser “pé no chão”, mensuráveis e visíveis. Além disso, a definição da motivação da sua campanha de marketing antecede a definição dos KPIs.

Exemplo: digamos que a motivação para a sua campanha é o lançamento de um produto e/ou serviço. Neste caso, o seu KPI pode ser vender X unidades desse produto, ou fechar Y contratos de prestação desse serviço.

Defina qual será o público-alvo da campanha

Esse passo é clássico, muito importante e muitas vezes ignorado por vários empreendedores.

Afinal, se a mensagem da sua campanha não for direcionada às pessoas certas, se dissipará e não atingirá os objetivos definidos.

Por isso, atente-se para a definição de quais tipos de pessoas deseja alcançar com a mensagem da sua campanha, a fim de elaborar materiais e produtos condizentes com as expectativas daquele público específico e, com isso, aumentar seus resultados.

Estude outras campanhas e analise a sua concorrência

Observar outras campanhas de marketing fará com que você tome consciência do que precisa melhorar e evitar na sua própria campanha. Portanto, esteja atento a esses exemplos.

Da mesma forma, analisar o que a sua concorrência oferece e como oferece, é crucial. A partir daí, você saberá com o que os seus clientes estão comparando a sua empresa.

Crie um conceito

A etapa de criação de conceito é crucial porque é nela que a “cara” da sua campanha de marketing será definida.

A criação de um conceito para a sua ação de marketing tem ligação direta com a definição do público alvo, por que a estética da campanha, definida aqui, será criada com base nas preferências das pessoas que são alvos da ação.

Por exemplo, se o seu público alvo são jovens entre 12 e 18 anos, o material promocional da sua campanha deve conter fontes de letras “descoladas”, referências à cultura pop e cores vibrantes.

Ensaie o plano da campanha

Antes de “soltar” a sua campanha de marketing oficialmente, faça um pré-teste para ter uma noção do que precisa melhorar.

Esse teste pode ser feito através de pesquisas que vão aferir o que os clientes-alvo pensam sobre o produto que você vai oferecer na campanha, por exemplo.

Com isso, você vai evitar “queimar cartuchos” e terá uma campanha bem mais coesa e limpa.

Use as novas tendências a seu favor

Os tempos mudaram e a tecnologia chegou também às campanhas de marketing. Por isso, é indispensável citar três tendências de marketing digital que podem fazer a diferença na sua campanha. São elas:

  • Customização/personalização: um produto personalizado chama bem mais atenção dos consumidores. Por isso, você pode oferecer o serviço de customização aos seus potenciais clientes;
  • Contratação de micro influenciadores: os influenciadores digitais são grandes formadores de opinião. Por isso, contratar um deles para ser garoto-propaganda da sua marca, pode ser uma boa ideia;
  • Uso de inteligência artificial: a inteligência artificial está presente em motores de busca e motores de anúncios pagos, afunilando públicos-alvo sem parar. Portanto, ela pode ser uma aliada importante em uma campanha de marketing.

Produza um plano de ação claro

Com a definição de atribuições, direcionamentos e a confecção de um cronograma para a sua campanha, tudo ficará mais fácil.

Portanto, crie um plano de ação e, para direcioná-lo, responda estas sete perguntas:

  1. O que será feito? – escopo da campanha.
  2. Por que será feito? – objetivo da campanha.
  3. Quem fará? – divisão de responsabilidades e delegação de tarefas.
  4. Onde será feito? – logística da campanha.
  5. Quando será feito? – cronograma da campanha.
  6. Como será feito? – metodologia da campanha.
  7. Quanto vai custar? – orçamento da campanha.

Acompanhe os resultados

O acompanhamento dos resultados da sua campanha de marketing é imprescindível e precisa acontecer do início ao fim da ação.

Afinal, é com o acompanhamento que você vai entender o que está indo bem e o que precisa melhorar na sua campanha, além de descobrir, ao final, se ela valeu a pena.

Dica bônus: contrate uma empresa especializada que faça esse serviço para você

Porém, se você chegou até aqui, entendeu a importância dos pontos que citamos, mas prefere investir em uma campanha feita por profissionais, nós temos a solução para você.

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Meire Santiago
Equipe de Atendimento Online

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